Biblioteca Municipal place phone computer folder

Biblioteca Pública Municipal e Escolar

Horário de funcionamento

- O horário de funcionamento no mês de Janeiro o é das 13h às 19h. Nos demais meses é de segunda a sexta, das 8h às 19h (sem fechar para o almoço) e aos sábados das 8h às 12h, oferecendo os seguintes serviços: 
- Atendimento ao público, orientando osfrequentadores,sanando dúvidas;
- Realizando empréstimos, renovações e devoluções e 
- Cadastrando novos usuários. 

Documentos para cadastro na Biblioteca

- Fazer um cadastro na Biblioteca é muito simples, basta apresentar os seguintes documentos: 
- Para maiores
de 18 anos: documento oficial com foto, que contenha o número de CPF; número de telefone para contato e comprovante de residência atual, em nome do titular do cadastro (comprovantes digitais também são válidos). 
Para menores de 18 anos, além dos documentos acima, também é necessário que uma pessoa responsável preencha e assine o Termo de Autorização que está disponível na recepção da Biblioteca.

Observações gerais

- Cadastro concluído, a pessoa poderá levar emprestado até 03 livros e o prazo máximo para devolução é de 15 dias. 
- Caso não haja reserva, estes exemplares podem ser
renovados por até duas vezes. Esta renovação pode ser feita no balcão de atendimento, com o livro em mãos ou online. 
- Importante ressaltar que os livros devem estar dentro do prazo de entrega, caso tenha extrapolado este tempo, o exemplar não será renovado. 

Como reservar um livro que está emprestado?

- Quando o título desejado estiver emprestado, é possível realizar a reserva on-line e, quando o exemplar for devolvido, automaticamente fica disponível por até 48 horas para o próximo leitor retirar. 
- Para isso, a pessoa precisa acessar o site da Biblioteca
https://biblioteca.itajai.sc.gov.br/, na área “Serviços” e clicar na opção “Reserve seu livro”, inserir seu número de cadastro e senha e, na parte de “Consulta Geral” pesquisar o título desejado.

Como pesquisar o acervo?

- A pesquisa é feita pelo site https://biblioteca.itajai.sc.gov.br/, também na área “Serviços”, clicando na opção “Procure no Acervo”, digitando no campo “Expressão” o título do livro, ou um autor ou assunto a ser procurado. 
- O sistema MultiAcervo mostrará todos os resultados existentes no acervo, bem como seu status (disponível, emprestado etc.) e sua localização no acervo (número de chamada).

Espaço educativo

- A Biblioteca Municipal não disponibiliza apenas livros e internet como meios de acesso à cultura, lazer, aprendizado. Oferece também contação de histórias, rodas de leitura, visitas monitoradas, exposições artísticas, dentre outras ações. 
- A equipe do Espaço Educativo é responsável pela maioria dessas mediações, grande parte destinada aos alunos das redes municipais, estaduais e particulares. 
- Estas atividades podem ser agendadas através do e-mail:
biblioteca.educativo@edu.itajai.sc.gov.br 

Espaço de restauro

- A Biblioteca conta com um local destinado especialmente para os cuidados com a estrutura física do livro: o Espaço de Restauro. 
- Nas visitas monitoradas ele é apresentado como “Hospital” ou “Postinho do Livro” para facilitar o entendimento e assimilação das ações lá realizadas. 
- Além de empregar técnicas de conservação para aumentar a vida útil dos exemplares, evitando assim o descarte precoce; acondiciona e cuida também do acervo de obras raras que a Biblioteca possui.

Contato
- (47) 3348-3322
biblioteca@edu.itajai.sc.gov.br

Palavras chaves
Biblioteca Livros Acervo Leitura